Uma das profissões essenciais em todas as sociedades e que demandam muitos postos de trabalho é a carreira de professor. Ao lembrar que no próximo dia 15 é o Dia do Professor, o blog conversou com alguns professores sobre a carreira e verificou pontos importantes.
Por ser uma ocupação apaixonante, que exige um espírito de ajuda ao próximo, é muito comum que a carreira de professor passe de pais para filhos. Foi o que aconteceu com Darlene Ramos, que se apaixonou pela profissão ao ver a dedicação da mãe. Darlene é professora em duas escolas e divide seu tempo com mais de 80 crianças diariamente. “Sou muito feliz com a minha carreira, a sensação de ajudar e educar o próximo é sensacional”, afirma Darlene.
Por influência do pai também professor, Kahlil Vianna iniciou a carreira aos 16 anos como professor de Inglês. “Fiz Administração, e como era empresário na época, sentia a necessidade compreender a aplicabilidade das teorias na minha prática Administrativa. Quando terminei a pós-graduação decidi que era hora de buscar o ensino superior para a minha realização pessoal. Sempre quis ser professor universitário”, conta Vianna.
Os frutos da dedicação de Kahlil não tardaram. Hoje, como coordenador do curso de Administração da Faculdade Estácio Fap, o Kahlil orienta aos futuros professores que “a principal característica do professor é ter humildade para aprender sempre com aqueles que se pretende ensinar”.
“O Dia dos Professores (15/10) é uma data que deve ser sempre celebrada. Devemos entender que as dificuldades existem em qualquer profissão. Sucessos e Fracassos. Bons profissionais e maus profissionais. O importante é que estejamos preparados para os debates e para as mudanças. O professor é parte das transformações da sociedade e deve se preparar para estas mudanças”, ressalta Kahlil Vianna.