Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estácio FAP realiza "As quartas das Profissões"



Por iniciativa da Gerência Acadêmica do Campus da Estácio do Pará e execução do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP, está sendo realizada a Série de Palestras “As Quartas das Profissões”, disponibilizando aos acadêmicos da FAP, informações sobre a trajetória de renomados profissionais estimulando a reflexão sobre a importância do planejamento de carreira.

As palestras já realizadas obtiveram êxito de público, com alunos interessados em conhecer as especificidades do campo de atuação e os caminhos trilhados para o sucesso dos profissionais palestrantes. Proferiram palestras no mês de setembro (12/09) Ubiratan Cazeta-Procurador da República e (19/09) Daniel Florenzano, ex-aluno da FAP e atual Executivo de Relacionamento com da Vale.
           

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Enade em 12 Perguntas



1.      O Enade é obrigatório?

Como o Enade constitui-se componente curricular obrigatório é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma pela IES. No histórico escolar do aluno concluinte será registrado sua condição de regularidade se ele realizar a prova. Portanto, se NÃO comparecer ao Exame será considerado em situação irregular junto ao Enade. Assim, NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004)

2.      Qual a legislação pertinente ao Enade?

• Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
• Portaria Normativa nº 6, de 14 de março de 2012 (Regulamenta o Enade 2012)
• Portaria Normativa no 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)

3.      Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

4.      Quais os instrumentos básicos do Enade 2012?

A prova que será realizada em 25/11/2012, das 13h às 17h /horário de Brasília. (inclui o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova). O questionário do estudante que deverá ser respondido pelos alunos, no período de 15 de outubro a 18 de novembro de 2012 (exclusivamente, online, por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br.
ATENÇÃO: Apenas o próprio estudante inscrito no Enade terá acesso ao seu local de prova e SOMENTE ao final do preenchimento deste questionário do estudante.

5.      Qual a estrutura da prova?

Total de questões: 40 questões, sendo:
Formação geral - 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha
Componente específico - 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha

6.      Quais os cursos que serão avaliados no Enade 2012?

A Portaria Normativa nº. 6, de 14/03/2012, determina que sejam avaliados pelo Enade 2012 os estudantes dos cursos que:
Conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo.
Conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

7.      Quais os estudantes que deverão ser inscritos no Enade 2012?

Todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2012, SOMENTE os estudantes concluintes realizarão a prova a ser aplicada em 25/11/2012. Os estudantes ingressantes de 2012 estão dispensados da participação da prova (Portaria Normativa nº. 6/2012).

8.      O que se entende por "concluintes"?

Serão caracterizados como concluintes todos os estudantes que estejam na seguinte situação:
Tenham cumprido percentual superior a 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso a ser avaliado pelo Enade 2012, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso.

9.      O resultado do aluno no Enade afeta de alguma forma o seu currículo? 

Sim. A regularidade do concluinte em relação ao Enade será registrada em seu Histórico Escolar. A pontuação de cada aluno no Exame será divulgada, por meio do Boletim de Desempenho, disponível no endereço eletrônico:
Uma prova entregue incompleta ou com baixo desempenho pode implicar em nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por Instituição e por município. Esse fato poderá depreciar o valor de seu diploma no mercado de trabalho.

10.  Como o aluno deve se preparar para a prova do Enade? 

A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado.
Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. O hotsite da Estácio sobre o Enade www.enade.estacio.br deve ser usado para o aluno se atualizar, com acesso a jornais de todos os estados e principais países, links para vários museus do mundo, além das provas de anos anteriores e simulados já realizados.
Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos que apresentaram menores índices de acertos no 1º simulado. Além disso, a discussão dos principais temas das disciplinas do curso será uma forma de preparação tanto para o Enade, quanto para outras provas ao longo da carreira (concurso, processos seletivos, provas da OAB, etc)

11.  Como resolver a prova?

É preciso respondê-la de forma completa, não deixando nenhuma questão sem resposta. As questões específicas do curso (na última prova foram da 11ª a 40ª questões da prova) devem receber prioridade porque equivalem a 75% do peso da nota final.
Mas as de Formação Geral também devem ser resolvidas porque, embora com peso de 25% no cálculo final, não podem “ser zeradas” para que a sua nota seja computada. Cabe atenção especial às questões discursivas, sejam específicas do curso ou de Formação Geral, porque têm peso 2. Desta forma, entender e seguir a regra da avaliação é importante para que o desafio da prova resulte em valorização do Diploma auferido na Instituição de Ensino Superior.

12.  Qual deve ser a postura do formando frente ao exame?

Além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, você  deve refletir quanto a importância da sua postura frente a este processo de avaliação. O Enade é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo de sua carreira profissional. O seu sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor. Um bom resultado no Enade será o começo promissor para uma carreira brilhante. Faça a sua parte para poder se orgulhar do seu diploma, que irá acompanhá-lo no mercado de trabalho.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estácio FAP: Prêmio Melhores do Ano 2012.1



Na próxima quinta-feira, 13, haverá o lançamento oficial do Festival Universitário de Criação Audivisual - FUSCA - e entrega do Prêmio Melhores do Ano para os alunos de comunicação da instituição que se destacaram nesse primeiro semestre.
Confira aqui os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2012.1 de Comunicação da Estácio FAP.

Melhor TCC de Publicidade:
Michele Kalif Maia e Nickole Amorin - Um estudo de caso da Nissan: a polêmica que vende.
Vitor Hugo Rocha - Economia criativa
Vitor Porpino / Yan Souza / Arthur Montenegro - Projeto Experimental – Teleteatro: as aventuras do Dr Bené. Um estudo sobre a transição do teatro de bonecos do ponto de venda do laboratório Beneficente de Belém para uma mídia audiovisual

Melhor TCC Jornalismo:
Tiago Freitas Rodrigues – Qual Tropicália? Tropicalismo segundo a linguagem documental
Lucas Barros Ohana – Assessoria de comunicação para espaços culturais
Projeto Experimental – FM Cabana a voz da resistência Vitor Pereira
Aluno revelação: Camila Andrade (Jornalismo) e Leonardo Augusto (Publicidade)
Prêmio Superação: Pérola de Souza Ferreira
Melhor criação: MYSEM (no Projeto I Jornada dos Povos Indígenas)
Michele Piau/Ysamy Charchar/ Suelen Sales/ Edivane Lima /Renan Malato
Melhor ator da FAP: Douglas Barata (em performance Jornada dos Povos indígenas)
Melhor Projeto Gráfico: Luiz Shicama (HQ REDD em terras indígenas)
Melhor ação de guerrilha: Piatã com peça de marketing emocional - Abrace um índio abrace um irmão.
Arlem Corumba/ Andressa Jacob/ Amanda Silva/ Monique Pantoja/ Suelen Carvalho

Melhor Agencia Virada Cultural: AGÊNCIA 360
Melhor audiovisual da Virada: AGÊNCIA CLIQUE VISUAL
Melhor reportagem web: Júlio Matos

Ganhadores dos Jogos de Agências (Projeto integrado do 3º período de Publicidade)
Manhã: AGÊNCIA OPEN COMUNICAÇÃO
Diego Christian Leal Siqueira
Luann Victor Chermont
Eliezer Eduardo Cruz
Luma Cunha Torres
Layse Sinatra

Noite: AGÊNCIA VENTURA
Melissa Tássia Rodrigues
Emanuel Louchard Neto
Thiago Rodrigo Alencar
Raffaela Juscelina da Silva
Suelley Santos Alves
Beatriz Holanda Araújo
Fabíola de Oliveira Vago

Melhor Programa da Rádio: NA BAGAÇA
Premio Jovem Liderança: Mateus Breyer
Premio Jornalismo Ousadia: Aline Cristina e Kamila Nascimento
Revelação cenografia: Mauro Andrade
Prêmio concurso Nacional de Rematrícula Estácio – Bolsa de Estudos EUA:
FRANKLYN SANTOS (Com o curta: O sonho)