Aluno da Estácio FAP vence um concurso nacional entre estudantes da instituição e está de malas prontas para os EUA
  Passar uma temporada de estudos fora do Brasil é o sonho dourado de  muitos jovens. Não importa qual a motivação: seja aperfeiçoamento de um  segundo idioma, a conclusão do Ensino Médio ou a experiência de viver  longe da proteção dos pais, o intercâmbio acaba sendo a melhor opção. Se  antes, garantir a viagem para o exterior parecia uma realidade para  poucos, hoje torna-se cada vez mais viável, graças à valorização do real  frente às outras moedas, como o dólar. 
Para se ter uma ideia do número  de brasileiros que vão ao exterior em busca de novas oportunidades de  aprendizado, a Associação Brasileira de Operadores de Viagens  Educacionais e Culturais realizou uma pesquisa e constatou que em 2011  215 mil pessoas saíram do país atrás desta realização. E, neste ano,  este número deve chegar a 282 mil intercambistas. Mas para transformar o  sonho em realidade, é preciso, além do planejamento financeiro, o  conhecimento da língua do país escolhido e escolher uma agência  confiável, que auxilie em todas as decisões referentes à viagem.
   A analista de suportes Lorena Queiroz, 24 anos, que, em 2010 passou um  mês no Canadá para aperfeiçoar o inglês, garante que o apoio da agência  de intercâmbios foi fundamental na escolha do destino e na busca pela  documentação necessária. “Eu queria estudar a língua, mas tinha certeza  que não queria ir aos Estados Unidos. A colaboração da agência foi muito  importante, porque me mostrou opções como Vancouver e Quebec, no  Canadá, e me orientou a escolher a primeira cidade, por ser mais  tranquila. Também não precisei ir até o consulado do país, já que o  próprio despachante da agência providenciou todos os documentos”.  
O  gerente regional da agência de intercâmbios STB, Gabriel Freire, explica  que a escolha do destino é o primeiro e o mais importante passo, após a  decisão de viajar. “O momento de escolha do destino é bastante  delicado, pois este lugar será a ‘sua casa’. Por isso, dedicamos mais de  um terço do tempo de atendimento, pesquisando o que o aluno  gosta e quais são as suas expectativas, para aí, sim, oferecer as opções  e ajudá-lo a tomar a melhor decisão”. Gabriel destaca ainda que as  cidades mais escolhidas pelos brasileiros são Vancouver, no Canadá, San  Diego, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. 
  Apesar da experiência de morar em outro país ser um sonho antigo de  Lorena, a jovem conta que a família não se preparou financeiramente para  quitar a viagem. “A oportunidade de estudar fora aconteceu de repente.  Viajei em setembro e a decisão foi firmada em junho. Mas meu conselho  para quem realmente quer viver essa chance é fazer todos os cálculos com  antecedência e poupar dinheiro, para não ser surpreendido”, alerta.  Além dos cuidados com o orçamento, o gerente da STB ressalta que quem  pretende estudar no exterior precisa reforçar os conhecimentos sobre a  língua do país de destino. “Para aqueles que nunca tiveram oportunidade  de estudar o idioma, ou até mesmo aos que estão há muito tempo sem  praticar, aconselhamos dedicar-se algum tempo aos estudos. Pois, sem  dúvida, fará uma enome diferença no período de adaptação”. 
  Depois do intercâmbio, Lorena afirma que a possibilidade de viver em  outro país aumenta as oportunidades de se estabelecer no mercado de  trabalho. “As chances de ser contratado, após a formatura, crescem  muito. Não só pelo fato do inglês se aperfeiçoar, mas porque as empresas  enxergam a pessoa que viaja ao exterior para estudar como um perfil  diferenciado, de alguém que luta pelo que quer”, avalia. A mesma opinião  é compartilhada pelo gerente da STB. “Mais do que o conhecimento do  idioma, a vivência internacional proporciona um ambiente  novo, de desafios, onde existem, além das diferenças culturais, o receio  de enfrentar o desconhecido. Esses elementos são os mesmos que um novo  candidato encontra quando participa de um processo de seleção. Quem já  passou por isso antes tem melhor preparo para lidar com essas  diferenças e, geralmente, consegue se sair melhor em situações que  demandam, literalmente, andar com as próprias pernas”, destaca. 
  SONHO – Para Franklyn Santos, estudante do 5º semestre  do curso de publicidade e propaganda da Estácio FAP, a concretização do  sonho de estudar uma língua estrangeira já tem data para acontecer:  janeiro de 2013. O jovem garantiu a viagem de um mês para os Estados  Unidos, depois de disputar com  estudantes do país inteiro, em um  concurso cultural promovido pela Estácio, em parceria com a STB. “O fato  desta viagem ser o meu grande sonho foi a maior motivação para  participar do concurso“. 
  Com o vídeo “O Sonho”, criado e editado em duas semanas, Franklyn  narrou o desejo de viajar para a terra do Tio Sam e tentou vencer os  desafios impostos pelo personagem JigSaw, da série de filmes “Jogos  Mortais”. “A ideia foi usar o grande personagem do filme para me  desafiar a participar de um jogo que valeria a viagem. Usei o programa  de edição de vídeos Vegas e tive a ajuda de um amigo que entende dos  processos mais complicados”. A criação teve como ponto de partida um  grande brainstorm (técnica de reunião coletiva de criação,  adotada principalmente em agências de publicidade e propaganda, em que  se discute à exaustão um projeto com base na colaboração de todo o  grupo) pra definir quais os pontos importantes iriam ser exibidos e como  seria a simulação de estar preso, atuando com o personagem do filme.  “Quando soube do resultado, fiquei eufórico. Liguei para os meus pais e  até para a minha antiga chefe de estágio, que comemorou a conquista  comigo”, lembra. 
  Sobre a Estácio
  Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América  Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição,  presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4  mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e mais de 247  mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior,  entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente  em 36 cidades de 17 estados. Com um total de 70 campi, a instituição  oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação  Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas,  Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a  distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado  (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de  qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação  corporativa. A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne  (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a  Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais  diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos  alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e  curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a  Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de  Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e  Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás  todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet.
Fonte: Eko Estratégia e Comunicação
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário