Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto Estácio Acredita ajuda formandos a entrar no mercado de trabalho


A Estácio vai oferecer para os alunos formandos um conjunto de palestras online com foco no desenvolvimento de competências mais solicitadas pelas empresas.

Profissionais renomados trarão informações que irão ampliar a empregabilidade dos alunos para atuarem competitivamente no mercado de trabalho.

Após a conclusão do curso, um book com o currículo dos alunos que se destacarem será encaminhado para as consultorias de RH e empresas parceiras.

A Estácio/Fap se preocupa com a inclusão de seus alunos no mercado. Ela pesquisou os temas que mais impactam na contratação e preparou um curso para ajudá-los a enfrentar essa etapa difícil: Convidamos os melhores Consultores para trazer dicas e informações do Mercado de trabalho.
O Curso é online e o aluno tem a comodidade de ver na hora e local que desejar.
O Curso vai entrar no Histórico das Atividades Complementares e o aluno ganha 30 horas
Os alunos ainda concorrem a 20 tablets.
Participe do Projeto Estácio Acredita. Entre no site www.estacio.br/estacioacredita



 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nurso completa 2 anos de sucesso

O Núcleo de Responsabilidade Social (Nurso) da Estácio-FAP, comemorou 2 anos de existência nesta última sexta (25). O núcleo desenvolve muitas ações e atividades e o projeto vem se propagando muito rapidamente no meio acadêmico.


Atualmente é coordenado pela Professora Rosilene da Silva Vieira, mas conta com mais de 26 colaboradores que auxiliam durante os eventos. O projeto que se destaca na instituição procura trabalhar a responsabilidade social com os alunos dentro de três vertentes: a social, cultural e ambiental, e já emplacou inúmeras ações aprovadas por profissionais da área, acadêmicos e reconhecimento midiático.


A última ação que movimentou os corredores da faculdade foi a III Feira do Empreendedor que aconteceu entre os dias 21 a 24 de maio na qual o objetivo foi incentivar o empreendedorismo do aluno Estácio e também a fomentar na sociedade paraense a valorização do jovem gestor.


Para a Coordenadora do Projeto, Rosilene Vieira o foco da instituição é sempre colocar a importância da responsabilidade social no meio acadêmico. "Nosso objetivo é que nossos alunos não vejam só o lado econômico de suas atividades profissionais, mas que também foquem na questão social e que adotem práticas no sentido de pensar a melhoria de vida da sociedade", disse a coordenadora.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estácio Fap realiza noite de atrações culturais






Alunos do primeiro semestre de Comunicação agitaram a noite da última sexta-feira (25), na Faculdade Estácio do Pará. A II Virada Cultural da faculdade reuniu atrações diversificadas, como cine teatro, grafite, rodas de carimbó e aparelhagens. O evento foi organizado por 15 grupos de alunos, que receberam a missão de montar agências de comunicação para prestar assessoria a um determinado segmento cultural. O resultado foi um mapa da cultura urbana paraense.
A professora Viviane Menna, coordenadora de eventos culturais da Estacio FAP, conta que a proposta deste ano foi mostrar a Amazônia urbana, com todos os seus contrastes. “A região amazônica tem o carimbó, mas também tem a comida japonesa, o hip hop e a aparelhagem. Durante seis meses os alunos desenvolveram os projetos das agências, pesquisando, indo aos eventos e mergulhando naquela cultura”, destaca.
Para a aluna de publicidade Letícia Pinheiro, o trabalho foi mais do que um aprendizado profissional. “Essa proposta serviu não só para sentirmos na prática a profissão, mas também nos ajudou a quebrar preconceitos. Meu grupo, por exemplo, trabalhou com a cultura do cosplay, que são as pessoas que gostam de se vestir como personagens de desenhos japoneses. Antes eu via isso como uma coisa meio estranha, cheguei a pensar que eles eram meio malucos de sair assim na rua. Mas percebemos o quanto isso é importante para essas pessoas e que vai além da fantasia. Tem toda uma cultura e um aprendizado por trás”, frisa.
O cine teatro foi um dos destaques da noite. O grupo Agência 360º montou um verdadeiro cinema no hall de entrada da faculdade e explorou a produção regional feita pelo grupo Teatro Ofício. O grupo é responsável pela criação da primeira web série paraense, que conta a história de altos e baixos de um “bonequeiro”, de um visagista e de um artista plástico que moram juntos em uma pensão da periferia de Belém. Quem visitava o estande do grupo, tinha a oportunidade de assistir ao primeiro episódio da série, curtas produzidos pela companhia e saborear a tradicional pipoquinha.
Música urbana
A vertente musical da Virada agradou a todos os gostos. O Projeto Lápis do Mundo e o Grupo Acorde fizeram uma parceria e trouxeram minicursos para ensinar músicos a usar a tecnologia a favor da composição. A proposta foi aproveitar aplicativos de Iphones e Ipads para criar efeitos sonoros nas músicas.
O Carimbó também esteve presente com o show do mestre Curica, que fez todo mundo dançar aos sons dos seus maiores sucessos. Sob o comando dos DJs Elison e Juninho, a aparelhagem Super Pop foi um show à parte. Os alunos lotaram o pátio central da Estácio Fap para curtir a apresentação e vibrar com os fogos indoor, sky-paper e, claro, fazer o “S” (comum reverência do público à aparelhagem).
“Quando nós recebemos a proposta do grupo, topamos na hora. É muito importante as instituições de ensino darem esse espaço para as aparelhagens. Acreditamos que esse foi um passo para criamos profissionais sem preconceitos e que respeitem não só a manifestação cultural que é a festa de aparelhagem, mas também as pessoas que fazem parte disso, a própria periferia. Com certeza, a Estácio Fap está formando profissionais para o futuro”, elogia o DJ Elison.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estácio Coffe Estácio apresenta a palestra eventos corporativos com Beatriz Imbiriba

Já estão abertas as inscrições para a palestra promovida pelo Estácio Coffe Estácio para alunos de comunicação. A palestra  acontecerá no dia 21 de maio na Estácio Fap. Para se inscrever basta ir ao aluno on-line e acessar o menu atividades complementares.

Workshop “Gestão de Clima Organizacional” é promovido no stand da Amazônia RH na Feira de Emprego e Estágio


Amazônia RH promove Workshop “Gestão de Clima Organizacional” dentro do stand da feira de Estágio e emprego da Estácio Fap. Segundo a gestora da empresa o Workshop objetiva promover aos participantes a compreensão da importância da Gestão de Clima nas Organizações e no mercado atual, através da discussão da teoria e prática, com foco em resultados. Conceitos, cultura Organizacional, variáveis do clima, o papel das lideranças, o processo de realização de uma Pesquisa de Clima, metodologias, tratamento dos resultados e estudo de caso.



Facilitadora: Cilene Sousa, psicóloga, com formação Nacional em Coaching, atua na Área de Recursos Humanos há cerca de 20 anos. Experiências em processo de Recrutamento / Selarão de cargos estratégicos, Educação Corporativa, Programas de Fomentos e de Desenvolvimentos. Gestão de Clima e Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças e Coaching. Atuou em empresas na de serviços e indústrias de médio e grande porte.



Serviço Curso:
Data: 26 de Maio de 2012.

Valor: R$120,00.
Inscrições no Stand da Amazônia RH na Feira de emprego e Estágio (durante os dias 17 e 18 de maio.
Carga horária 8 horas (8h ás 18h),



Serviço Feira: Faculdade Estácio do Pará - Estácio FAP
E3 - Espaço Estágio Emprego

Municipalidade, 839, Hall do Bolco 'C'


I Feira de Estágio e Emprego da Estácio da Estácio Fap mostra hoje qual importância do NPJ para sociedade


Hoje é o segundo dia da movimentada "I Feira de Estágio e Emprego da Estácio da Estácio Fap" e para quem precisa entrar no mercado de trabalho não pode perder a oportunidade de dar uma passada por lá e ver os cursos e palestras que estão sendo ofertados pelas empresas parceiras: LABORH; CIEE; IEL; AMAZONIA RH, NUBE; ABRH-PA e Strategic Advanced, SEBRAE e Junior Achievement.



Além dos stands das empresas citados acima teremos a  palestra: Importância do NPJ, com a professora  Luciana Paul às 15h no NPJ da faculdade. Não perca a oportunidade de saber qual a importância e os benefícios que o núcleo promove para sociedade.






Serviço: Faculdade Estácio do Pará - Estácio FAP

E3 - Espaço Estágio Emprego

Municipalidade, 839, Hall do Bolco ‘C’.

(91) 3198-1340




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aviso


As aulas estão normais, apesar da greve de ônibus de hoje (10/05) em Belém. Os alunos que tiverem dificuldade e precisarem se ausentar, não levarão falta. Os professores estão em sala de aula para tirar quaisquer dúvidas dos estudantes que comparecerem.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jornada de Iniciação Científica da Estácio FAP


Acontece hoje, no período da tarde e noite, a I Jornada de Iniciação Científica da Estácio FAP, inscrições no Aluno On Line. O Objetivo é fazer com que o aluno adquira uma experiência para a criação de seus trabalhos científicos por meio de Palestras de Professores e Doutores da área. As palestras acontecem das 16h às 21h. É uma forma de prestar conta da Produção Científica de Professores, alunos e egressos da Instituição. Assim, no lugar das aulas, hoje haverá somente apresentação de palestras.


Estácio FAP realiza “Dia E”



A Estácio realiza hoje (9) em todas as 72 unidades da instituição, o “Dia E Nacional”. A ação tem como objetivo atingir três focos: A sociedade, por meio da prestação de serviços gratuitos; escolas de Ensino Médio, para incentivar a busca pelo Ensino Superior; e, os próprios alunos, através de orientações profissionais e de empreendedorismo. 


Na Estácio|FAP Belém o evento vai contar com o apoio de órgãos como a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) e a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). A programação acontece das 9 às 21 horas.


Entre todos os serviços oferecidos pela instituição, a comunidade local poderá contar com orientações aos pequenos empreendedores, promovida pelo Sebrae, orientações para a formalização de empresas, realizada pela Jucepa, além de consultoria vocacional e de Recursos Humanos, organizado pelo Espaço Estágio e Emprego (E3) da Estácio FAP. 


O Dia E acontece no Bloco C da Estácio FAP. No evento teremos a Mesa de Degustação dos Cursos; Stand SEBRAE; Stand JUCEPA; Mini Stúdio Fotográfico; Espaço Cultural; Rádio FAP – Ao Vivo; PDV – Posso Ajudar?; PDV – Dúvidas FIES e Espaço E3 – Empresas de RG e Orientação Vocacional.


Para os estudantes da Estácio FAP, o “Dia E” vai oferecer dicas de como se apresentar em entrevistas de estágio e orientações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além da presença de um atendente volante, que vai tirar as dúvidas dos alunos sobre os serviços prestados pela Central de Atendimento.


Ainda no Dia E da Estácio FAP também começa a “Semana do Voluntariado Jovem” que tem como objetivo arrecadar material escolar e cabelo para ser doado a Organização Não Governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidentes de Motor (Orvam), para a produção de perucas. A ação vai contar ainda, com momentos voltados para a beleza, com o funcionamento de um mini estúdio fotográfico em que professores e alunos irão fotografar os visitantes e, de cortes de cabelo realizados pelo Instituto Embelezze.

Estácio FAP





terça-feira, 8 de maio de 2012

O que é o Espaço de Estágios e Empregos – E3?


É um ambiente moderno e exclusivo para a integração Empresa-Escola, no qual as empresas têm a oportunidade de estabelecer contato com estudantes inovadores e empreendedores, que podem fazer a diferença em seus respectivos segmentos.

Através dele, os alunos terão a oportunidade de interagir com as empresas, conhecer as tendências do cenário corporativo e receber orientação de carreira visando o seu desenvolvimento profissional, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Saiba mais: http://www.estacio.br/e3/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curso: Administração - Bacharelado da Estácio|FAP


Perfil do profissional


O curso está constituído para proporcionar a formação de um administrador com visão holística e generalista, capacitado a compreender as questões tecno-científicas e sócio-econômicas, bem como a identificar e solucionar problemas vivenciados nos diversos ambientes organizacionais e sociais, respeitadas as diferenças regionais e locais. Tais questões deverão estar em consonância com os níveis graduais do processo decisório, devendo o bacharel apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade aos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Mercado de Trabalho


Organizações públicas, privadas e do terceiro setor, podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de planejamento, finanças, orçamento, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micros e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, auditoria de processos e em outras áreas da gestão.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estácio FAP realiza “I Feira de Estágio e Emprego”

Com o objetivo de abrir oportunidades de estágio, emprego e networking por meio de palestras, workshops e cursos, acontece entre os dias 16 a 18 de maio, na Faculdade Estácio FAP, a “I Feira de Estágio e Emprego” que irá oferecer uma aquisição de conhecimento dos mais diversos setores atuantes da região metropolitana de Belém por meio de debates de temas atuais.

Segundo o coordenador do Espaço E3 (Espaço Estágio Emprego), Alcy Freire, a finalidade do evento é proporcionar aos acadêmicos a aproximação da realidade empresarial do mercado de trabalho através da orientação de renomados profissionais da área, esclarecimento de duvidas, curiosidades sobre os temas abordados e o funcionamento de grandes empresas.

O evento conta com a participação de empresas e agentes de integração parceiras do espaço E3. As empresas irão montar stands, ministrar palestras, fazer divulgação de vagas de estágio e emprego, cadastros de currículos no banco de dados entre outros.


Já estão confirmadas como participantes as empresas de recrutamento e treinamento profissional: LABORH; CIEE; IEL; AMAZONIA RH, NUBE; ABRH-PA e Strategic Advanced.

A feira está aberta para todos os alunos da faculdade e não há custo algum para se inscrever nos cursos e palestras.



Serviço: Faculdade Estácio do Pará - Estácio FAP
E3 - Espaço Estágio Emprego
Municipalidade, 839, Hall do Bolco 'C'
(91) 3198-1340

quinta-feira, 3 de maio de 2012

OAB aprova quase 26 mil candidatos no Exame de Ordem

Resultado final foi divulgado nesta quinta-feira.
Índice de aprovação foi de 25,4%.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quinta-feira (3) o resultado final do VI Exame de Ordem Unificado. Foram aprovados 25.912 candidatos entre 101.936 inscritos em todo o país, o que dá um índice de aprovação de 25,4%. Veja a relação dos aprovados no link ao lado.
A OAB já tinha aprovado 23.709 candidatos ao divulgar o resultado preliminar. Outros 11.154 candidatos entraram com recursos para a análise da prova. Destes, 2.203 foram aprovados.

A prova prático-profissional (segunda fase) do Exame de Ordem foi aplicada em todo o país pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 25 de março deste ano e o prazo para a apresentação de recursos ocorreu de 18 a 21 de abril deste ano.

Foram aprovados nesta segunda e última etapa os candidatos que tiraram a nota mínima 6 na prova, que foi composta de uma peça profissional valendo cinco pontos e quatro questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. A prova objetiva (primeira fase) do VI Exame foi aplicada no dia 5 de fevereiro deste ano.

Inscrições para o próximo Exame

 Quem não foi aprovado poderá tentar novamente fazer o Exame de Ordem. A OAB recebe até o próximo domingo (6) as inscrições para o VII Exame de Ordem. A taxa de inscrição é de R$ 200, e a aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. As inscrições podem ser feitas no site da OAB ou no site da FGV Projetos, responsável pela prova. A inscrição pode ser paga no banco até o dia 7 de maio, considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento.

A primeira fase, com prova objetiva, será realizada no dia 27 de maio. A segunda fase, com prova prova prático-profissional, será em 8 de julho.
No momento da inscrição, o candidato precisa optar pela cidade onde fará o exame e pela área jurídica da prova prático-profissional. São elas: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.

A prova objetiva terá a duração de cinco horas e será aplicada dia 27 de maio, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase.
Na segunda fase,o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. O resultado preliminar final será divulgado em 27 de julho, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 14 de agosto, segundo o edital.

Fonte: G1

A Estácio PARABENIZA OS VITORIOSOS!!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Publicidade e Propaganda da Estácio|FAP




PUBLICITÁRIO PRECISA SABER ENVOLVER E SURPREENDER O PÚBLICO

Há pelo menos três anos consecutivos o curso de publicidade e propaganda é o mais concorrido do vestibular da Fuvest (fundação que realiza o processo seletivo da USP). Neste ano, por exemplo, são 45,74 candidatos disputando uma das 50 vagas do curso. Uma concorrência muito grande para um mercado saturado, que, segundo os profissionais ouvidos pela reportagem, não tem como absorver todos esses formandos.

''Há muitos anos o curso de publicidade e propaganda é o mais procurado na USP. Acho que muito disso é uma visão um pouco exagerada e glamourizada da profissão. Quando presta vestibular, o aluno não tem uma visão muito clara do que espera por ele num curso de publicidade. Eles acham que aqui vão encontrar uma fórmula para a criatividade'', avalia o professor Figueira.

Logo nos primeiros meses do curso, o aluno terá uma noção da carreira e saberá em quais áreas pode atuar: atendimento, mídia, planejamento, criação e produção. ''Quando ele entra no curso, ele é apresentado a outras possibilidades de trabalho na carreira. Ele vai entender que a criação não é a única área para trabalhar e que a base teórica é muito importante para o desenvolvimento da profissão'', disse Figueira.

O publicitário faz o atendimento entre agências e clientes, planeja campanhas e faz cálculos de investimentos em mídias. Ele também traça as metas e objetivos de um cliente, cria um plano de comunicação e estuda o mercado atual, a concorrência e o público consumidor. Ao final de tanto trabalho, a peça publicitária é disponibilizada.


Disciplinas

As principais disciplinas no início do curso são redação, criação, mídia, redação publicitária, introdução à publicidade, criatividade e história da arte. Essas matérias servirão como base para que o aluno tenha uma noção das áreas de atuação no mercado de trabalho e saber onde terá prazer em trabalhar.

''É nesse período que o aluno vai ter condições de perceber em qual área da publicidade ele tem mais afinidade para trabalhar'', disse o professor José Fernando Azevedo, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). ''Tive alunos que eram excelentes na parte de criação, por exemplo, mas queriam trabalhar em planejamento'', completou.

Segundo o professor Azevedo, no segundo semestre, por exemplo, os alunos começam a ter aulas de fotografia e planejamento. Depois aprendem pesquisa de mercado. Em seguida, passam a ter um pouco de noção sobre o comportamento do consumidor e como isso se reflete no mercado. ''O nosso objetivo é formar um profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho que está cada dia mais seletivo e mais competitivo. Mas também preparamos o aluno para ele montar seu próprio negócio'', afirmou.

Na USP, o aluno ainda tem a possibilidade de cursar outras disciplinas em outros cursos. ''Ele pode fazer história da arte no curso de artes plásticas, por exemplo'', disse o professor Figueira.

Fonte: G1

terça-feira, 1 de maio de 2012

Saiba quais são os principais Direitos dos Trabalhadores


Jornada de trabalho de 44 horas semanais; 13º salário; férias anuais; licença paternidade; participação nos lucros e aviso prévio são alguns deles.

No dia 1° de maio de 1943, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, baixou o decreto de Lei n° 5.452, que aprovou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Mas, após 66 anos de existência, muitos profissionais desconhecem os seus direitos garantidos nos mais de 900 artigos da lei.

Diante disto, segue uma lista com os principais direitos trabalhistas:

- Salário mínimo;
- Jornada de trabalho de 44 horas semanais;
- Irredutibilidade salarial;
- Seguro-desemprego;
- 13º salário;
- Participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração;
- Horas extras com adicional;
- Férias anuais
- Licença maternidade;
- Licença paternidade;
- Aposentadoria;
- Reconhecimento de normas coletivas;
- Seguro acidente de trabalho;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Direito de greve;
- Aviso prévio;
- Estabilidade provisória de membros de Comissões de Prevenções de Acidentes, empregados vitimados por acidente de trabalho e gestante.

Quem a lei protege?

Segundo um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) divulgado este mês, 1,8 bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade dos trabalhadores do mundo estão exercendo as suas atividades sem um contrato formal de trabalho e sem o apoio das leis trabalhistas de seus respectivos países. Na América Latina, metade dos trabalhadores são informais.

"Notamos no Brasil de hoje que existem vários tipos de trabalhadores: os protegidos pela lei, que conseguem se aposentar; os não-protegidos pela lei, mas que cuidam da sua própria aposentadoria; e aqueles que não têm proteção alguma e sequer podem sonhar com uma aposentadoria minimamente digna. Talvez, este último grupo represente a grande maioria", destacou o presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Ralph Arcanjo Chelotti.

Mudanças

Na opinião de Chelotti, a CLT precisa de algumas alterações para que não haja confusões na hora de aplicar as regras. "Ao longo de todas estas décadas, em função mesmo das pressões da modernidade, criou-se todo um aparato de fiscalização e controle que busca vigiar a aplicação de leis muitas vezes confusas e contraditórias, que se chocam, em prejuízo dos trabalhadores. Um exemplo recente é a cobrança de Imposto de Renda sobre dias de férias vendidos, considerada irregular pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mesmo depois de estar em prática por anos a fio. Como serão ressarcidos os trabalhadores que já deixaram os empregos e que geraram esse tipo de desconto? Quem vai demandar ações em nome destas pessoas?".

Chelotti conclui afirmando que já passou da hora de haver uma ampla e profunda revisão da legislação trabalhista brasileira, que insira o Brasil na modernidade.


Fonte: InfoMoney. Texto: Luana Cristina de Lima Magalhães.

Conheça a História do Dia do Trabalhador

Manifestação em 1886, Chicago - EUA.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade” – Perseu Abramo

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional Socialista instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Mas foi a partir do governo de Getúlio Vargas, que os trabalhadores conquistaram as principais medidas trabalhistas. Foi, então, que o 1º de maio passou a ser comemorado.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.


Com informações do Brasil Escola.