Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professor: mais que uma profissão

Uma das profissões essenciais em todas as sociedades e que demandam muitos postos de trabalho é a carreira de professor. Ao lembrar que no próximo dia 15 é o Dia do Professor, o blog conversou com alguns professores sobre a carreira e verificou pontos importantes.

Por ser uma ocupação apaixonante, que exige um espírito de ajuda ao próximo, é muito comum que a carreira de professor passe de pais para filhos. Foi o que aconteceu com Darlene Ramos, que se apaixonou pela profissão ao ver a dedicação da mãe. Darlene é professora em duas escolas e divide seu tempo com mais de 80 crianças diariamente. “Sou muito feliz com a minha carreira, a sensação de ajudar e educar o próximo é sensacional”, afirma Darlene.

Por influência do pai também professor, Kahlil Vianna iniciou a carreira aos 16 anos como professor de Inglês. “Fiz Administração, e como era empresário na época, sentia a necessidade compreender a aplicabilidade das teorias na minha prática Administrativa. Quando terminei a pós-graduação decidi que era hora de buscar o ensino superior para a minha realização pessoal. Sempre quis ser professor universitário”, conta Vianna.

Os frutos da dedicação de Kahlil não tardaram. Hoje, como coordenador do curso de Administração da Faculdade Estácio Fap, o Kahlil orienta aos futuros professores que “a principal característica do professor é ter humildade para aprender sempre com aqueles que se pretende ensinar”.

“O Dia dos Professores (15/10) é uma data que deve ser sempre celebrada. Devemos entender que as dificuldades existem em qualquer profissão. Sucessos e Fracassos. Bons profissionais e maus profissionais. O importante é que estejamos preparados para os debates e para as mudanças. O professor é parte das transformações da sociedade e deve se preparar para estas mudanças”, ressalta Kahlil Vianna.


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte: Portal da Família

Últimas novidades Estácio FAP Pará

 
 
FESTA DIA DO PROFESSOR

A Estácio FAP Pará proporcionará aos seus docentes nesta sexta-feira, dia 14/10/11 uma festa dançante em homenagem ao Dia do Professor.


 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES (Oportunidade)

A Estácio FAP lançou Edital de Seleção de Docentes em diversas áreas. As inscrições encerram no dia 17 de outubro. Informações através do site www.fap-pa.edu.br





Estácio FAP Pará