Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de julho de 2012

ProUni na Estácio

prouni Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do ProUni, com 100% de desconto até o final do seu curso (Conforme as regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC).

Para facilitar a comprovação de informações, siga o seguinte roteiro:

prouni1
Separar toda a documentação necessária (originais e cópias), de acordo com a sua ficha de inscrição e a listagem de documentos:
- Documentação Candidatos

Prouni2
Entrar em contato telefônico com a coordenação do ProUni da unidade para a qual foi pré-selecionado e agendar a comprovação de informações.
prouni3
Comparecer ao campus, com a documentação completa, no dia e hora agendados. É recomendável chegar com 15 minutos de antecedência para localizar a sala de atendimento.
Prouni4
Todos os candidatos pré-selecionados e com informações comprovadas serão cadastrados em nosso sistema de acordo com o encaminhamento do coordenador/representante do ProUni de cada unidade.

Prounips OBS.: Se a turma já estiver confirmada, será emitido o Termo de Concessão de Bolsa ProUni. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados e não terão direito à bolsa, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Vagas ProUni 2012.2
> Edital Vagas ProUni 2012.2

- Manual do Bolsista ProUni
- Portaria MEC Reguladora do ProUni do semestre
- Portaria Normativa nº 2/2012
Lei nº 11.096/2005
- Decreto nº 5.493/2005
Ofício-Circular n.º 4/2012 – DIPES/Sesu/MEC

Pré-requisitos

bullet2 Ter feito o ENEM do ano anterior e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC.

bullet2 Renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos e satisfazer uma das condições a seguir.(Como só ofertamos Bolsas ProUni Integrais, para as nossas unidades, a renda familiar é de 1 ½ salário mínimo.)

bullet2 Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
ou
- Ser portador de necessidades especiais.
ou
- Ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro permanente da instituição pública e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
 

Inscrições

As inscrições estarão disponíveis a partir de 28/06/12 e deverão ser feitas no site do ProUni.
A lista de cursos disponíveis para inscrições já pode ser consultada aqui.
 

ATENÇÃO BOLSISTA PROUNI

A Coordenação do ProUni da sua unidade já finalizou o processo de manutenção das bolsas, referente ao período 2012.1.
Por determinação do MEC, até 20/07/2012, todos os bolsistas, exceto os que tiveram a concessão em 2012.1, devem procurar a Coordenação do ProUni para assinar o Termo de Manutenção.

Estácio FAP

Prazo de inscrições para as bolsas do Prouni termina nesta segunda-feira

São 90.311 bolsas integrais e parciais em 1.316 instituições, diz MEC.
Relação dos beneficiados com bolsa de estudo sairá na quinta-feira (5).

 

O período de inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) termina nesta segunda-feira (2). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa. Podem participar todos os estudantes que tenham feito a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC. O Prouni é o programa do governo federal criado em 2004 para oferecer bolsas integrais ou parciais em universidades particulares do Brasil a estudantes de baixa renda.

De acordo com o ministério, serão oferecidas nesta edição do programa 90.311 bolsas, sendo que 52.487 delas são integrais e 37.824 de 50% da mensalidade, em 1.316 instituições privadas de ensino superior.
Inscrições no site do Prouni foram abertas nesta quinta-feira (28) (Foto: Reprodução)Inscrições no site do Prouni foram abertas nesta quinta-feira (28) (Foto: Reprodução)
Cronograma
A primeira chamada será realizada nesta quinta-feira (5), e os candidatos aprovados devem comprovar a documentação junto às instituições de ensino superior para efetivar a matrícula entre os dias 5 e 13 de julho.

A segunda chamada será divulgada no dia 20, com comprovação das informações entre os dias 20 e 26. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas podem optar por participar da lista de espera entre os dias 2 e 4 de agosto. A convocação de candidatos na lista de espera terá início no dia 7 de agosto.

Inscrições

Para participar do Prouni, os candidatos deverão fazer a inscrição, que é gratuita, no site do Prouni, inserindo o número de inscrição do Enem 2011 e o CPF. Cada candidato poderá escolher até duas opções de cursos. É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição. Porém, é preciso observar as exigências específicas de cada curso (alguns têm requisitos a mais, como licença piloto privado, no caso do curso de ciências aeronáuticas).

O sistema divulgará, diariamente, a nota de corte de cada curso, e o candidato poderá fazer alterações na sua inscrição até o prazo final. O Prouni considerará, para a seleção, apenas a última alteração realizada.

Requisitos

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2012). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

 Fonte: G1