Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AFW chega à sexta edição



Em sintonia com as principais semanas de moda do Brasil, como a São Paulo Fashion Week  e  o Fashion Rio - ambas acontecem entre o final de outubro e o início de novembro -,  a sexta edição do Amazônia Fashion Week (AFW)  apresenta as novidades da moda paraense entre os dias 08 e 11 de novembro.

O evento, considerado a maior semana de moda da região Norte, é organizado pela Cooperativa de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) e, nesta edição, conta com o desfile de 22 marcas.  Suas passarelas serão montadas em alguns dos principais pontos turísticos de Belém, como a Estação das Docas, o Espaço São José Liberto, o Teatro Gasômetro e o Hotel Hilton.

Todos os anos, o evento elege um tema de destaque e o deste ano é “A estrela sobe”, que vai enfocar as conquistas que a moda do Pará vêm alcançando, em especial nos últimos cinco anos, no cenário nacional. O tema escolhido também espera mostrar como a moda da Amazônia, hoje, está integrada ao cenário internacional, pois se apresenta como uma linguagem capaz de transpor fronteiras étnicas e de classes.

Para Felicia Assmar Maia, organizadora geral do evento, a escolha do tema é bastante pertinente por conta do bom momento vivido pela moda paraense.  “A conquista desse espaço de destaque da moda paraense é fruto de um trabalho árduo de, pelo menos, uma década desenvolvido por organizações como a Costamazônia. No entanto, muitos mais anos serão necessários para que a estrela do Pará, que brilha sozinha na bandeira nacional, possa brilhar também na constelação da moda internacional”, explica a organizadora.

Um dos grandes objetivos do AFW é contribuir para a criação de um polo de moda na região amazônica, tendo como ponto de referência a cidade de Belém, no estado do Pará. Para conseguir isso, o AFW impulsiona e divulga a produção de moda local, que passa a ganhar cada vez mais credibilidade no setor econômico nacional.

Outro importante objetivo do AFW é contribuir para a divulgação do trabalho de novos criadores, com uma noite especialmente dedicada aos desfiles dos novos talentos e a realização de um mercado de moda, no qual esses jovens estilistas têm a oportunidade de comercializar suas peças.

Entre os novos criadores, estão os alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio do Pará – FAP, que vão apresentar duas coleções de roupas casuais com estampas exclusivas, elaboradas sob a orientação da artista plástica Andréa Feijó. Essas coleções são resultado de uma pesquisa acadêmica na área de Antropologia Cultural na Moda e exploram a cultura amazônica, enfatizando o orgulho de ser local sem perder a referência global.

O desfile-show das coleções dos alunos, com roupas conceituais construídas com material alternativo, como papel reciclado, papel de jornal, plástico, fibras e sementes, que também carregam um tom de protesto contra a desvalorização da cultura paraense, acontece na Estação das Docas, no dia 9/11.

Mais um destaque do AFW é o casting, formado por 40 modelos, entre homens e mulheres. A preparação deles envolve workshops de passarela e etiqueta social, ministrados pela coreógrafa Cristina Lobato.

Desde sua primeira edição, o AFW tem o patrocínio do Sebrae –Pará, o qual investe nessa iniciativa que valoriza a cultura local e favorece a criação de emprego e renda para a região.

EPAMA
Como um pré-evento do AFW, acontece o Encontro Paraense de Moda e Artesanato (Epama), que já está na 16ª edição. O evento, que é promovido desde 2003 pela Costamazônia e tem o objetivo de discutir a moda enquanto manifestação histórico-cultural, acontece no dia 07/11, a partir das 9h, na Faculdade Estácio do Pará - FAP.

O tema central desta edição do Epama é figurino e cenografia para desfiles. Entre os palestrantes estão o diretor de teatro Nando Lima e o estilista Tony Palha, paraense que atua com moda no eixo RJ/SP/Milão.

Com oficinas e mesa de debate, o público-alvo do Epama são estudantes de moda e áreas afins, estilistas e outros profissionais envolvidos com a moda. O evento é aberto ao público e os interessados em participar devem enviar email para colherdechadamoda@yahoo.com.br.

Mais informações: Felicia Assmar Maia (84712921 / 82436403)

PROGRAMAÇÃO
08 de Novembro de 2012 (Quinta)
Hotel Hilton – 19h
Coquetel de abertura.
Desfile: Fábio Jóias e Tony Palha.

09 de Novembro de 2012 (Sexta)
Estação das Docas – 18:30h
Desfiles: Costamazônia, Celeste Heitmann, Bavieka, Cheirosa By Léa, Mássima Calçados, Andréa Ribeiro, Ná Figueredo, Chita Brasil, Bugaloo, Loccus e Ana Miranda

10 de Novembro de 2012 (Sábado)
Espaço São José Liberto- 18 h
Desfiles: Alunos do Curso de Design de Moda da Estácio FAP, Allamanda, Madame Floresta, Bugaloo e Costamazônia

11 de Novembro de 2012 (Domingo)
Teatro Gasômetro – 17 h
Desfiles: Costamazônia Infantil, Madame Florestinha e Bugaloo.

Ficha Técnica
Produção de Moda: Felicia Assmar Maia, Milena Castro e Renata Carvalho.
Coreografia: Cristina Lobato
Sonoplastia e Iluminação: Tarrika
Coordenação geral: Felicia Assmar Maia