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sexta-feira, 16 de março de 2012

Intercâmbio: um sonho possível

Aluno da Estácio FAP vence um concurso nacional entre estudantes da instituição e está de malas prontas para os EUA

Passar uma temporada de estudos fora do Brasil é o sonho dourado de muitos jovens. Não importa qual a motivação: seja aperfeiçoamento de um segundo idioma, a conclusão do Ensino Médio ou a experiência de viver longe da proteção dos pais, o intercâmbio acaba sendo a melhor opção. Se antes, garantir a viagem para o exterior parecia uma realidade para poucos, hoje torna-se cada vez mais viável, graças à valorização do real frente às outras moedas, como o dólar.

Para se ter uma ideia do número de brasileiros que vão ao exterior em busca de novas oportunidades de aprendizado, a Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais realizou uma pesquisa e constatou que em 2011 215 mil pessoas saíram do país atrás desta realização. E, neste ano, este número deve chegar a 282 mil intercambistas. Mas para transformar o sonho em realidade, é preciso, além do planejamento financeiro, o conhecimento da língua do país escolhido e escolher uma agência confiável, que auxilie em todas as decisões referentes à viagem.

 A analista de suportes Lorena Queiroz, 24 anos, que, em 2010 passou um mês no Canadá para aperfeiçoar o inglês, garante que o apoio da agência de intercâmbios foi fundamental na escolha do destino e na busca pela documentação necessária. “Eu queria estudar a língua, mas tinha certeza que não queria ir aos Estados Unidos. A colaboração da agência foi muito importante, porque me mostrou opções como Vancouver e Quebec, no Canadá, e me orientou a escolher a primeira cidade, por ser mais tranquila. Também não precisei ir até o consulado do país, já que o próprio despachante da agência providenciou todos os documentos”. 

O gerente regional da agência de intercâmbios STB, Gabriel Freire, explica que a escolha do destino é o primeiro e o mais importante passo, após a decisão de viajar. “O momento de escolha do destino é bastante delicado, pois este lugar será a ‘sua casa’. Por isso, dedicamos mais de um terço do tempo de atendimento, pesquisando o que o aluno gosta e quais são as suas expectativas, para aí, sim, oferecer as opções e ajudá-lo a tomar a melhor decisão”. Gabriel destaca ainda que as cidades mais escolhidas pelos brasileiros são Vancouver, no Canadá, San Diego, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. 

Apesar da experiência de morar em outro país ser um sonho antigo de Lorena, a jovem conta que a família não se preparou financeiramente para quitar a viagem. “A oportunidade de estudar fora aconteceu de repente. Viajei em setembro e a decisão foi firmada em junho. Mas meu conselho para quem realmente quer viver essa chance é fazer todos os cálculos com antecedência e poupar dinheiro, para não ser surpreendido”, alerta. Além dos cuidados com o orçamento, o gerente da STB ressalta que quem pretende estudar no exterior precisa reforçar os conhecimentos sobre a língua do país de destino. “Para aqueles que nunca tiveram oportunidade de estudar o idioma, ou até mesmo aos que estão há muito tempo sem praticar, aconselhamos dedicar-se algum tempo aos estudos. Pois, sem dúvida, fará uma enome diferença no período de adaptação”. 

Depois do intercâmbio, Lorena afirma que a possibilidade de viver em outro país aumenta as oportunidades de se estabelecer no mercado de trabalho. “As chances de ser contratado, após a formatura, crescem muito. Não só pelo fato do inglês se aperfeiçoar, mas porque as empresas enxergam a pessoa que viaja ao exterior para estudar como um perfil diferenciado, de alguém que luta pelo que quer”, avalia. A mesma opinião é compartilhada pelo gerente da STB. “Mais do que o conhecimento do idioma, a vivência internacional proporciona um ambiente novo, de desafios, onde existem, além das diferenças culturais, o receio de enfrentar o desconhecido. Esses elementos são os mesmos que um novo candidato encontra quando participa de um processo de seleção. Quem já passou por isso antes tem melhor preparo para lidar com essas diferenças e, geralmente, consegue se sair melhor em situações que demandam, literalmente, andar com as próprias pernas”, destaca. 

SONHO – Para Franklyn Santos, estudante do 5º semestre do curso de publicidade e propaganda da Estácio FAP, a concretização do sonho de estudar uma língua estrangeira já tem data para acontecer: janeiro de 2013. O jovem garantiu a viagem de um mês para os Estados Unidos, depois de disputar com  estudantes do país inteiro, em um concurso cultural promovido pela Estácio, em parceria com a STB. “O fato desta viagem ser o meu grande sonho foi a maior motivação para participar do concurso“. 

Com o vídeo “O Sonho”, criado e editado em duas semanas, Franklyn narrou o desejo de viajar para a terra do Tio Sam e tentou vencer os desafios impostos pelo personagem JigSaw, da série de filmes “Jogos Mortais”. “A ideia foi usar o grande personagem do filme para me desafiar a participar de um jogo que valeria a viagem. Usei o programa de edição de vídeos Vegas e tive a ajuda de um amigo que entende dos processos mais complicados”. A criação teve como ponto de partida um grande brainstorm (técnica de reunião coletiva de criação, adotada principalmente em agências de publicidade e propaganda, em que se discute à exaustão um projeto com base na colaboração de todo o grupo) pra definir quais os pontos importantes iriam ser exibidos e como seria a simulação de estar preso, atuando com o personagem do filme. “Quando soube do resultado, fiquei eufórico. Liguei para os meus pais e até para a minha antiga chefe de estágio, que comemorou a conquista comigo”, lembra. 

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e mais de 247 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados. Com um total de 70 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa. A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet.

Fonte: Eko Estratégia e Comunicação