Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conheça nosso arcevo bibliográfico


A Biblioteca universitária da Faculdade do Pará – FAP tem como objetivo oferecer apoio informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade acadêmica da Faculdade.
O acervo é voltado às áreas específicas dos Cursos de Graduação  e Pós-graduação ministrados na Faculdade.
Acompanhando os avanços informacionais e tecnológicos possui uma política de atualização do acervo bastante definida, baseada em indicação dos Coordenadores, Professores e pela procura dos usuários, avaliando a compatibilidade com o conteúdo programático das disciplinas e Projetos Pedagógicos de cada curso, garantindo assim o crescimento constante do acervo.
Composição atual do acervo:

ÁREA DO CONHECIMENTO
LIVROS
PERIÓDICOS
TÍTULOS
EXEMPLARES
NACIONAIS
ESTRANGEIROS
Ciências Agrárias




Ciências Biológicas
2
5


Ciências da Saúde
13
48


Ciências Exatas e da Terra
359
2.538
6
2
Ciências humanas
220
1.320


Ciências sociais aplicadas
3.102
17.809
101
11
Engenharias
31
204


Linguistica, Letras e Artes
212
1.451


Total
3.939
23.375
107
13

Possuindo modernas e confortáveis instalações, permitindo livre acesso às estantes. O acervo é totalmente informatizado possibilitando sua consulta tanto em terminais existentes na biblioteca, como on-line através da busca disponibilizada pela faculdade.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira
Sábados
7h30min às 22h30min
8h  às 16h
EMPRÉSTIMOS
Consulta local: O usuário realiza a pesquisa nos terminais de consulta e/ou se dirige ao acervo para localizar a obra. A Biblioteca oferece livre acesso ao acervo em grupos de até seis usuários por vez. A consulta só será efetuada mediante apresentação de um documento de identificação com foto e assinatura do usuário, permitindo-se a consulta de até dois livros de cada vez.
Empréstimo domiciliar/consulta: As consultas e os empréstimos de livros da Biblioteca serão realizados através de Contrato de Empréstimos/Consulta entre a Faculdade e o usuário.
1. Quantidade de livros e prazo
USUÁRIO
EMPRÉSTIMO
CONSULTA
QUANTIDADE
PRAZO
QUANTIDADE
PRAZO
Aluno
2 livros
7 dias
2 livros
mesmo dia
Professor
2 livros
7 dias
2 livros
mesmo dia
Funcionário
2 livros
7 dias
2 livros
mesmo dia
2. Reserva: O usuário poderá reservar a obra mesmo que esta não se encontre na Biblioteca.
3. Renovação: O empréstimo poderá ser renovado até a data do vencimento com apresentação do livro, desde que não esteja reservada para outro usuário.
4. Atraso na devolução: Não observado o prazo de empréstimo ou consulta, o retardatário ficará impedido de tomar livros para empréstimo e para consulta pelo dobro dos dias em atraso. Após o terceiro atraso, o usuário terá o cancelamento da sua inscrição por 30 dias.
5. Extravio da obra: Todo usuário, ao assinar o Contrato de Empréstimos, estará declarando ter pleno conhecimento e aceitação destas normas e da cobrança do livro extraviado, danificado ou não devolvido no prazo. O valor da obra extraviada será cobrado pelo preço de mercado, para reposição do acervo.
VÍDEOS: As fitas de vídeos somente poderão ser locadas para serem assistidas na sala de vídeo da Biblioteca da Faculdade, ou seja, não será permitido o empréstimo domiciliar. A projeção dos vídeos deverá ser previamente agendada. Será concedida 1 hora para cada projeção, podendo ser marcados horários consecutivos, de acordo com a duração do vídeo.
SALA DE INTERNET: Será concedida 1 hora para a utilização dos terminais de pesquisa informatizada, devendo a mesma ser agendada. É permitido aos usuários salvar suas pesquisas em disquetes. É permitido o acesso à internet e à base de dados exclusivamente para pesquisas acadêmicas. Não é permitido modificar as configurações existentes nos equipamentos de informática.
SALA DE ESTUDO EM GRUPO: Serão concedidas 2 horas para cada grupo, agendadas previamente. Caso não haja procura por outro grupo, o prazo poderá ser prorrogado.
COMUT ON-LINE: Permite que qualquer pessoa possa solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, boletins, etc.), teses e anais de congressos existentes nas melhores bibliotecas do país.
BASE DE DADOS INFOTRAC ON-LINE: Possibilita acesso ao conteúdo de inúmeros periódicos internacionais, a mais de 3.700 títulos com artigos na íntegra e a cerca de 7.200 títulos indexados. Ao todo, oferece por volta de 21.000.000 de artigos científicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. O acesso está disponível no portal da pesquisa através de reconhecimento de IP a partir de equipamentos existentes na sala de pesquisa informatizada da Biblioteca.

OBSERVAÇÕES
1.       Para utilização de qualquer serviço da Biblioteca, será necessário a apresentação do cartão de identificação acadêmica da Instituição ou de um documento pessoal com foto e assinatura.
2.        Não é permitido o consumo de alimento sólido ou líquido em qualquer das dependências da Biblioteca. 
3.       A Biblioteca não se responsabiliza por materiais pessoais esquecidos nas dependências internas da mesma. 
4.       Todo usuário deverá, ao utilizar os serviços da Biblioteca, ter pleno conhecimento destas normas.
5.       A desobediência às regras de utilização do acervo importará no impedimento de acesso do usuário aos serviços da biblioteca.