Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estácio Fap realiza noite de atrações culturais






Alunos do primeiro semestre de Comunicação agitaram a noite da última sexta-feira (25), na Faculdade Estácio do Pará. A II Virada Cultural da faculdade reuniu atrações diversificadas, como cine teatro, grafite, rodas de carimbó e aparelhagens. O evento foi organizado por 15 grupos de alunos, que receberam a missão de montar agências de comunicação para prestar assessoria a um determinado segmento cultural. O resultado foi um mapa da cultura urbana paraense.
A professora Viviane Menna, coordenadora de eventos culturais da Estacio FAP, conta que a proposta deste ano foi mostrar a Amazônia urbana, com todos os seus contrastes. “A região amazônica tem o carimbó, mas também tem a comida japonesa, o hip hop e a aparelhagem. Durante seis meses os alunos desenvolveram os projetos das agências, pesquisando, indo aos eventos e mergulhando naquela cultura”, destaca.
Para a aluna de publicidade Letícia Pinheiro, o trabalho foi mais do que um aprendizado profissional. “Essa proposta serviu não só para sentirmos na prática a profissão, mas também nos ajudou a quebrar preconceitos. Meu grupo, por exemplo, trabalhou com a cultura do cosplay, que são as pessoas que gostam de se vestir como personagens de desenhos japoneses. Antes eu via isso como uma coisa meio estranha, cheguei a pensar que eles eram meio malucos de sair assim na rua. Mas percebemos o quanto isso é importante para essas pessoas e que vai além da fantasia. Tem toda uma cultura e um aprendizado por trás”, frisa.
O cine teatro foi um dos destaques da noite. O grupo Agência 360º montou um verdadeiro cinema no hall de entrada da faculdade e explorou a produção regional feita pelo grupo Teatro Ofício. O grupo é responsável pela criação da primeira web série paraense, que conta a história de altos e baixos de um “bonequeiro”, de um visagista e de um artista plástico que moram juntos em uma pensão da periferia de Belém. Quem visitava o estande do grupo, tinha a oportunidade de assistir ao primeiro episódio da série, curtas produzidos pela companhia e saborear a tradicional pipoquinha.
Música urbana
A vertente musical da Virada agradou a todos os gostos. O Projeto Lápis do Mundo e o Grupo Acorde fizeram uma parceria e trouxeram minicursos para ensinar músicos a usar a tecnologia a favor da composição. A proposta foi aproveitar aplicativos de Iphones e Ipads para criar efeitos sonoros nas músicas.
O Carimbó também esteve presente com o show do mestre Curica, que fez todo mundo dançar aos sons dos seus maiores sucessos. Sob o comando dos DJs Elison e Juninho, a aparelhagem Super Pop foi um show à parte. Os alunos lotaram o pátio central da Estácio Fap para curtir a apresentação e vibrar com os fogos indoor, sky-paper e, claro, fazer o “S” (comum reverência do público à aparelhagem).
“Quando nós recebemos a proposta do grupo, topamos na hora. É muito importante as instituições de ensino darem esse espaço para as aparelhagens. Acreditamos que esse foi um passo para criamos profissionais sem preconceitos e que respeitem não só a manifestação cultural que é a festa de aparelhagem, mas também as pessoas que fazem parte disso, a própria periferia. Com certeza, a Estácio Fap está formando profissionais para o futuro”, elogia o DJ Elison.