Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pós ou segunda graduação: o que vale mais para o mercado?


 A fase após a formatura da faculdade é repleta de dúvidas. Aquelas sobre os melhores caminhos para alavancar a carreira são as mais constantes. Muitos já emendam uma pós. Outros, porém, preferem pensar nisso depois e escolhem cursar uma segunda graduação. Aqueles que estiverem entre uma dessas opções e têm a intenção de melhorar o currículo, porém, devem ficar atentos não só aos seus desejos, mas ao que pesa mais para o mercado de trabalho.

Escolher entre uma pós e uma segunda graduação é uma questão difícil e que depende de diversos fatores. Essa escolha vai depender do foco da carreira da pessoa. O importante, dependendo da carreira, é que tanto um como outro complementem a formação do profissional.

Porém, há quem afirme que, de uma maneira geral, a pós-graduação confere um diferencial maior para o mercado que a segunda graduação. O importante é que o estudante mantenha a coerência na hora de escolher uma especialização.

Pós ou segunda graduação?

Para cursar uma pós, alguns requisitos são necessários e o principal deles é saber exatamente o foco que o estudante quer dar para a sua carreira. Para isso, é preciso ter atuado, ainda que de maneira restrita, na área de formação. Experiências durante a vida acadêmica contam muito e ajudam na hora da escolha.

O estudante precisa pensar que uma pós ou mesmo uma segunda graduação deve ter um sentido de complementação da formação. Em áreas por si só já muito específicas, como as várias modalidades de engenharias, ou mesmo áreas de tecnologia, uma segunda graduação pode ser um grande diferencial.

Já para cursos mais gerais, como Direito e Administração, uma pós-graduação tem um peso muito maior no currículo. O importante é não parar na graduação. Ter uma graduação já deixou de ser um diferencial no mercado.

Contudo, tanto uma pós como uma segunda graduação complementam a formação, sendo que a pós faz mais diferença. Isso mostra que o mercado está buscando mais profissionais especialistas? Ele tem de ter especialidade, mas tem de ter uma visão generalista também.

Equilíbrio na hora da escolha

Qualquer decisão a ser tomada para definir a escolha requer uma análise da área de atuação, da empresa e dos desejos do recém-formado. É preciso haver um equilíbrio. Ela reforça que qualquer escolha envolverá investimento de tempo e dinheiro em maior ou menor grau.

Por isso, avalie todas as variáveis, pois de nada adianta considerar apenas as necessidades da empresa na hora de escolher o que vai fazer depois da formatura. O conhecimento é um capital pessoal. Independentemente da empresa, o estudante tem de ver quais são as possibilidades de ele aproveitar o conhecimento que vai adquirir para a carreira dele.

Inscrição para Vestibular Agendado e Orientação Vocacional no stand da Estácio FAP


A grande variedade de carreiras e profissões conhecidas nos dias atuais torna a escolha do caminho a seguir no mínimo desgastante. E para ajudar a conhecer as habilidades e gostos das pessoas a Estácio FAP realiza um Teste Vocacional gratuito, todos os sábados no novo stand da Instituição localizado no Boulevard Shopping.
 
Pra que serve?

O Teste Vocacional também ajuda as pessoas a conhecerem melhor suas próprias personalidades e os fatores que influenciam suas escolhas, como pressão da família e diversos preconceitos, como acreditar que só é possível ser feliz com uma profissão universitária.
 
Outra função do processo de orientação vocacional é fazer com que o estudante se informe sobre os rumos que pode tomar, que rumo se identifica mais com a sua personalidade. Depois de conhecer um pouco mais as próprias potencialidades, é preciso saber em que área colocá-las em prática.

Então não perca!

Aos sábados, no stand da Estácio FAP no segundo piso do Boulevard Shopping, você recebe Orientação Vocacional gratuita! Não perca esta oportunidade! É só comparecer no nosso novo stand a partir das 16h. Você sairá de lá uma pessoa mais segura de sua escolha profissional.

Aproveite e faça sua inscrição para o Vestibular Agendado Estácio FAP.

Vestibular Agendado da Estácio FAP


Sabe todos aqueles ritos tradicionais que te deixam nervoso antes e na hora de realizar uma prova de vestibular? Pois é, a Estácio FAP te deixa livre deles com o Vestibular Agendado. As inscrições podem ser realizadas em qualquer dia da semana e as provas acontecem toda terça-feira, quinta-feira e sábado, para todos os cursos, menos o Curso de Direito. Taxa de inscrição: R$ 25,00.

Opinião: Sucesso no vestibular depende de autoconfiança de alunos


Nesta época do ano vida de estudantes vira um turbilhão.
Ideal é estudar disciplinas que costumam ser mais difíceis, mas sem exagero.

 Alguns eventos da vida exigem um grande preparo e empenho. Não são coisas que simplesmente a pessoa vai e faz. Como um casamento, por exemplo. Por mais singelo que ele possa ser, apenas no civil, é necessário todo um trâmite legal. Sem contar o lugar onde o casal irá morar, que precisa ser minimamente pensado e organizado. E assim vai...

Como uma mudança de casa, a chegada de um filho, a procura de um emprego e a própria manutenção dele. Tudo dá trabalho. Que o digam os vestibulandos.
Passado o primeiro semestre do ano, parece que a vida deles se torna uma loucura. Eles têm que se inscrever nos vestibulares. Para isso, já devem ter escolhido uma carreira a seguir (o que demanda uma energia grande), decidir por algumas faculdades a concorrer (alguns prestam todas, de medo de não entrar em nenhuma), preparar-se para eles e para o Enem.

Como há diferenças entre os estilos das provas – apesar de o conhecimento ser o mesmo – imaginam ter que estudar de maneira diferente para uma e outra, aumentando o trabalho que terão.
E o que estudar? São tantas disciplinas, tantos assuntos... Tentam priorizar uma ou outra coisa, procurando adivinhar qual é a mais necessária. Abrem mão de coisas importantes para a idade – namorar, sair, viajar, fazer outros cursos.

Em verdade, a vida deles se torna um turbilhão. Que é aumentado pelo medo de falharem, de decepcionarem os pais e a si mesmos, de terem escolhido a carreira errada, de não conseguirem fazer o curso e pela sensação de nada saberem. É preciso mudar, seguir em frente. O que vem por aí?
Assim como nos outros eventos da vida, esse também não fácil. Quanto mais perto as provas estão, a tendência é que as coisas fiquem mais confusas. Nesta época, algumas etapas já se passaram. Como a escolha da carreira e da instituição. O melhor é ter essas coisas como resolvidas, até porque para esse vestibular não há mais jeito de voltar atrás.

Os estudantes não devem perder seu tempo e energia com esses assuntos. Nem com a preocupação de decepcionarem um ou outro. É preciso ficar claro que o vestibular é uma seleção e que a maioria fica de fora. Todos os anos têm. Se não foi dessa vez, terão outra chance.

É hora da dedicação ao estudo. Sem a intenção de darem conta de tudo, achando não saberem nada. Sabem sim. Não temos a consciência de nosso saber. Caso contrário haveria um tremendo caos mental. Mas sabemos. A memória sobre algo será ativada diante de uma questão ou algum outro evento. Confiem em si mesmos.

O melhor é se centrar naquelas disciplinas que costumam ser mais difíceis, em seus pontos mais complicados. Mas sem exagero. Todos têm um tempo de concentração. Ir muito além, torna o estudo pouco produtivo. É pura perda de tempo.

Depois de tantos anos na escola, fica fácil para o aluno saber como o estudo rende melhor para ele – seja ficando frente aos cadernos várias horas direto ou fazendo pequenas pausas a cada hora ou hora e meia. Permitindo-se pequenos intervalos de lazer.  Que nunca deve ser esquecido. Como ir ao cinema, passear, namorar...

O importante é ter claro o que deve ser priorizado, montando o melhor esquema para organizar o tempo e as matérias a serem estudadas. Mas é sempre bom lembrar – confiem em si mesmos e em todo o trabalho que já realizaram. Boa sorte a todos!!


(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)
Fonte: G1