Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festival Universitário estimula a criação audiovisual no Pará



Pelo segundo ano consecutivo, a Estácio Fap, através do curso de Comunicação social da Instituição, realiza o Festival Universitário de Criação Audiovisual, aqui em Belém, o Fusca. O evento acontecerá no Sesc Boulevard, neste sábado, dia 10 de novembro, a partir das 18:00h. O objetivo do Festival é estimular a criação audiovisual a partir das academias.

A segunda edição do Festival conta com 150 trabalhos inscritos, um aumento de mais de 200% no número de inscrições da primeira edição, realizada em 2011. Alunos de todas as universidades de Belém puderam se inscrever.  12 categorias serão premiadas: melhor ator, melhor atriz,melhor fotografia, melhor edição, melhor documentário, melhor figurino, melhor produção, melhor direção de arte,melhor roteiro, melhor direção, melhor júri popular, melhor filme.

A escolha será feita por um júri especializado, os críticos de cinema Marco Antonio Moreira e Ismaelino Pinto, os cineastas Valério Duarte e Eduardo Costa, o jornalismo e colunista social, Christian Emanuel, o publicitário e professor Marcos Dickson e o jornalista e professor, Renato Nascimento.

Os prêmios do Festival são atrativos e tem a ver com o objetivo do Fusca, de estimular a criação audiovisual. São eles, um tablet, um smarthphone blackberry touch 9860, uma câmera fotográfica Sony CYBER SHOT  DSC TX 3D, 50 locações da Fox Vídeo, Vale presente de 200 reais da Fox Vídeo e Vale Presente de 300 reais da Casa Ondina, além do prêmio em dinheiro. O vencedor também irá participar de mostras itinerantes para 7 cidades do norte do País e acompanhar o Instituto Cultural Amazônia Brasil em 2013, em Festivais Internacionais de Cinema, para Los Angeles, no Brasilian Film Festival; Nova York, Cinema Tropical; e participará de projeções em espaços públicos no Japão, nos estados de Tóquio, Hamamatsu , além de se apresentar na Universidade de Kyoto, com Eduardo Souza- diretor de cinema, diretor da produtora Nekaron e  pres. do Instituto Cultural Amazonia Brasil – ICAB.

Toda a organização do evento, pensada há mais de um ano, conta com uma estrutura que atenderá aos participantes, inclusive, pelas mídias sociais, com transmissão simultânea. Alem da exibição dos filmes selecionados para a premiação, o Festival contará com a apresentação especial da Cia de danças Clara Pinto, com o espetáculo, que faz homenagem  à Líbero Luxardo, “Líbero no Pará – Um sonho de cinema”. A Apresentação do Fusca será feita pela jornalista Amanda Pereira, apresentadora do programa É do Pará, da TV Liberal.


O evento tem o apoio do Sesc Boulevard, Casa Ondina,Fox Vídeo, Mídia News, Oficina da Imagem , Rede Cultura de Comunicação, MartPrint, Cia de Danças Clara Pinto e Estácio Fap.