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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Publicidade e Propaganda da Estácio|FAP




PUBLICITÁRIO PRECISA SABER ENVOLVER E SURPREENDER O PÚBLICO

Há pelo menos três anos consecutivos o curso de publicidade e propaganda é o mais concorrido do vestibular da Fuvest (fundação que realiza o processo seletivo da USP). Neste ano, por exemplo, são 45,74 candidatos disputando uma das 50 vagas do curso. Uma concorrência muito grande para um mercado saturado, que, segundo os profissionais ouvidos pela reportagem, não tem como absorver todos esses formandos.

''Há muitos anos o curso de publicidade e propaganda é o mais procurado na USP. Acho que muito disso é uma visão um pouco exagerada e glamourizada da profissão. Quando presta vestibular, o aluno não tem uma visão muito clara do que espera por ele num curso de publicidade. Eles acham que aqui vão encontrar uma fórmula para a criatividade'', avalia o professor Figueira.

Logo nos primeiros meses do curso, o aluno terá uma noção da carreira e saberá em quais áreas pode atuar: atendimento, mídia, planejamento, criação e produção. ''Quando ele entra no curso, ele é apresentado a outras possibilidades de trabalho na carreira. Ele vai entender que a criação não é a única área para trabalhar e que a base teórica é muito importante para o desenvolvimento da profissão'', disse Figueira.

O publicitário faz o atendimento entre agências e clientes, planeja campanhas e faz cálculos de investimentos em mídias. Ele também traça as metas e objetivos de um cliente, cria um plano de comunicação e estuda o mercado atual, a concorrência e o público consumidor. Ao final de tanto trabalho, a peça publicitária é disponibilizada.


Disciplinas

As principais disciplinas no início do curso são redação, criação, mídia, redação publicitária, introdução à publicidade, criatividade e história da arte. Essas matérias servirão como base para que o aluno tenha uma noção das áreas de atuação no mercado de trabalho e saber onde terá prazer em trabalhar.

''É nesse período que o aluno vai ter condições de perceber em qual área da publicidade ele tem mais afinidade para trabalhar'', disse o professor José Fernando Azevedo, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). ''Tive alunos que eram excelentes na parte de criação, por exemplo, mas queriam trabalhar em planejamento'', completou.

Segundo o professor Azevedo, no segundo semestre, por exemplo, os alunos começam a ter aulas de fotografia e planejamento. Depois aprendem pesquisa de mercado. Em seguida, passam a ter um pouco de noção sobre o comportamento do consumidor e como isso se reflete no mercado. ''O nosso objetivo é formar um profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho que está cada dia mais seletivo e mais competitivo. Mas também preparamos o aluno para ele montar seu próprio negócio'', afirmou.

Na USP, o aluno ainda tem a possibilidade de cursar outras disciplinas em outros cursos. ''Ele pode fazer história da arte no curso de artes plásticas, por exemplo'', disse o professor Figueira.

Fonte: G1

terça-feira, 1 de maio de 2012

Saiba quais são os principais Direitos dos Trabalhadores


Jornada de trabalho de 44 horas semanais; 13º salário; férias anuais; licença paternidade; participação nos lucros e aviso prévio são alguns deles.

No dia 1° de maio de 1943, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, baixou o decreto de Lei n° 5.452, que aprovou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Mas, após 66 anos de existência, muitos profissionais desconhecem os seus direitos garantidos nos mais de 900 artigos da lei.

Diante disto, segue uma lista com os principais direitos trabalhistas:

- Salário mínimo;
- Jornada de trabalho de 44 horas semanais;
- Irredutibilidade salarial;
- Seguro-desemprego;
- 13º salário;
- Participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração;
- Horas extras com adicional;
- Férias anuais
- Licença maternidade;
- Licença paternidade;
- Aposentadoria;
- Reconhecimento de normas coletivas;
- Seguro acidente de trabalho;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Direito de greve;
- Aviso prévio;
- Estabilidade provisória de membros de Comissões de Prevenções de Acidentes, empregados vitimados por acidente de trabalho e gestante.

Quem a lei protege?

Segundo um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) divulgado este mês, 1,8 bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade dos trabalhadores do mundo estão exercendo as suas atividades sem um contrato formal de trabalho e sem o apoio das leis trabalhistas de seus respectivos países. Na América Latina, metade dos trabalhadores são informais.

"Notamos no Brasil de hoje que existem vários tipos de trabalhadores: os protegidos pela lei, que conseguem se aposentar; os não-protegidos pela lei, mas que cuidam da sua própria aposentadoria; e aqueles que não têm proteção alguma e sequer podem sonhar com uma aposentadoria minimamente digna. Talvez, este último grupo represente a grande maioria", destacou o presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Ralph Arcanjo Chelotti.

Mudanças

Na opinião de Chelotti, a CLT precisa de algumas alterações para que não haja confusões na hora de aplicar as regras. "Ao longo de todas estas décadas, em função mesmo das pressões da modernidade, criou-se todo um aparato de fiscalização e controle que busca vigiar a aplicação de leis muitas vezes confusas e contraditórias, que se chocam, em prejuízo dos trabalhadores. Um exemplo recente é a cobrança de Imposto de Renda sobre dias de férias vendidos, considerada irregular pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mesmo depois de estar em prática por anos a fio. Como serão ressarcidos os trabalhadores que já deixaram os empregos e que geraram esse tipo de desconto? Quem vai demandar ações em nome destas pessoas?".

Chelotti conclui afirmando que já passou da hora de haver uma ampla e profunda revisão da legislação trabalhista brasileira, que insira o Brasil na modernidade.


Fonte: InfoMoney. Texto: Luana Cristina de Lima Magalhães.

Conheça a História do Dia do Trabalhador

Manifestação em 1886, Chicago - EUA.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade” – Perseu Abramo

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional Socialista instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Mas foi a partir do governo de Getúlio Vargas, que os trabalhadores conquistaram as principais medidas trabalhistas. Foi, então, que o 1º de maio passou a ser comemorado.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.


Com informações do Brasil Escola.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Curso: Design de Moda da Estácio|FAP

Estácio|FAP:

Perfil do profissional

A atuação do designer de moda contempla atividades de pesquisa, criação, estilo, modelagem, figurino, acessórios, marketing, gestão, comunicação e eventos.

Mercado de Trabalho

Design de moda, estilo, departamento de compras, marketing visual, merchandising, pesquisa de moda, consultoria, comunicação e produção na área de moda.
 
 
 
 
Mais informações sobre o Curso:
 

Guia de carreiras: moda

Mercado procura bons profissionais em gestão, com visão empreendedora.
Quem pretende trabalhar com criação deve treinar o olhar.


O glamour de ter uma marca própria ou ver a coleção no desfile badalado com modelos famosas é uma realidade para uma parcela mínima dos profissionais formados em moda. Por outro lado, aquecido pela ascensão das classes C e D, o mercado está em expansão e absorve os profissionais que têm espírito empreendedor e interesses que vão além do mundo fashion das passarelas.

"Há um mercado super amplo que está crescendo de confecções que começaram pequenas e foram ganhando o mercado. Há estilistas que saíram do mundo do glamour das passarelas para fazer pesquisas e criar para estas confecções e tecelagens. É preciso ter um olhar para outras áreas da profissão", afirma Evilásio Miranda, diretor da Associação Brasileira de Estilistas (Abest).

O profissional formado em moda está habilitado a desenhar peças de roupas e joias, criar moldes, prestar consultoria para marcas, além de promover editoriais de modas em revistas, por exemplo.
Para Miranda, a principal necessidade do mercado é ter bons profissionais em gestão. "Aquele que tem olhar para moda, mas cabeça de administração e pensamento estratégico."

É o caso da estilista Gabriela Sakate, de 24 anos, formada em moda pelo Centro Universitário Senac. Gabriela tem uma marca de roupas com seu nome, cria coleções e ainda presta consultoria para outras empresas.

A formação básica para planejar coleções, desdobrar temas e aplicar materiais ela adquiriu na graduação. Também foi no curso superior que exercitou o espírito empreendedor e teve noções de como montar e administrar a própria empresa.

O conhecimento técnico é fundamental para quem for atuar em criação. Miranda afirma que é imprescindível conhecer as formas que os tecidos adquirem, saber costurar uma peça e acabar uma gola. "O papel aceita tudo, qualquer desenho e não basta desenhar bonito."

Inspiração

Para criar, Gabriela aprendeu a olhar e buscar fontes de inspiração. "O profissional que trabalha com criação tem de treinar o olhar todos os dias. Não só lendo revistas de moda, arquitetura ou design. A gente não para nunca. No caminho de casa, por exemplo, você pode ver coisas que te inspiram. Às vezes uma luz ou uma cor diferente", diz.

A música é uma das aliadas na criação. Varia de acordo com o estilo da coleção. "Se o tema é mais romântico, a música é mais calma. Se for mais pesado, parto para o rock'n roll", afirma.
Pelo segundo ano consecutivo, Gabriela participou da Casa de Criadores, em São Paulo, que reúne o trabalho de jovens estilistas. Levou roupas, bolsas e sapatos que já têm estilo definido. As peças de Gabriela são clássicas, elegantes, com cores claras e sem brilhos ou apliques.

Além de ter criatividade e feeling para definir um estilo, a carreira exige sensibilidade. "É preciso saber apreciar a história para entender que a moda retrata o momento em que estamos vivendo. É a forma de expressão mais livre do que nunca", afirma Miranda.

A profissão de estilista não é regulamentada, portanto não há um piso salarial fixo. De acordo com Miranda um profissional recém-formado ganha, em média, R$ 1 mil por mês e os salários podem chegar até R$ 40 mil.

Saiba mais: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/02/guia-de-carreiras-moda0802.html

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aviso Importante

Nós da Estácio/Fap gostaríamos de informa a todos que o estalo ou tremor escutado hoje por todos é em decorrência a demolição que vem sendo feita no moinho próximo ao Campus. E que hoje o Corpo de Bombeiros já esteve em nosso prédio fazendo uma vistoria onde tudo ficou esclarecido e liberado. Portanto, não há motivos para preocupação. As aulas continuarão normalmente.

Curso de Administração da Estácio FAP

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Professor de comunicação da Estácio/Fap Fabricio Franco vence concurso Cultural Novas Ideias

      O professor Fabricio Franco foi o vencedor do Concurso Cultural Novas Ideias – CIC realizado pela ESPM. O concurso foi super acirrado e tinha como cliente o banco Itaú e como tema do briefing o seguinte: Como reverter a imagem atual das tarifas de conta corrente de “mal necessário” para o sentimento de “vale a pena pagar”?


Como premio ele ganhou uma bolsa no curso Gestão da Inovação. Parabéns!