Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cartografia mapeia Marujada em Bragança



Com o objetivo de aproximar os acadêmicos da região Amazônica a Estácio Fap realiza o projeto Cartografia da Cultura que visa estimular a produção de texto, vídeo e material fotográfico. O trabalho é coordenado pela professora Viviane Menna.

De 25 de dezembro de 2012 a 02 de janeiro de 2013 quatro representantes do projeto estarão no festival da Marujada em Bragança, nordeste do Pará. “pretendemos aproximar de várias formas nossos alunos da cultura cabocla. Já visitamos uma tribo indígenas e agora vamos nos debruçar na cultura quilombola da Amazônia. Queremos retratar com outra ótica o que acontece em lugares muitas vezes desconhecidos por nossos alunos”, revelou a coordenadora do Projeto.


Marujada - Trata-se de um auto dramatizado, onde predomina o canto sobre a dança. Há uma origem comum entre a Marujada de Bragança e a Irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos atenderam ao pedido de seus escravos para a organização de uma Irmandade, foi realizada a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores.

A Marujada é constituída quase exclusivamente por mulheres, cabendo a estas a direção e a organização. Os homens são tocadores ou simplesmente acompanhantes. Não há número limitado de marujas, nem tão poucos há papéis a desempenhar. Nem uma só palavra é articulada, falada ou cantada como auto ou como argumentação. Não há dramatização de qualquer feito marítimo.
A Marujada de Bragança é estritamente caracterizada pela dança, cujo motivo musical único é o retumbão.

No dia 26 de dezembro, consagrado à São Benedito, há na casa do juiz da Marujada um almoço, do qual participam todas as marujas e pessoas especialmente convidadas. O jantar é oferecido pela juíza, na noite desse dia. A 1º de janeiro o juiz escolhido para a festa seguinte é o anfitrião do almoço desse dia. Durante o ágape é transmitido ao novo juiz da festa o bastão de prata com uma pequena imagem de São Benedito, que é o emblema do juiz, usado nos atos solenes da festividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário